quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Os donos do espetáculo - Histórias da imprensa esportiva do Brasil


Terça-feira, 23 de outubro, das 19:30 às 22:30 horas
Praça Benedito Calixto 78 – São Paulo
Apoio: O Autor na Praça

André Ribeiro desenha, neste seu quinto livro (sobre futebol!), uma completa e informativa linha do tempo da imprensa esportiva brasileira. Num incansável trabalho de pesquisa, o autor aborda os mais de cem anos da imprensa futebolística no Brasil, desde os tempos em que a televisão nem sequer existia e os magos da comunicação tinham sempre um toco de cigarro aceso numa das mãos que castigavam as teclas barulhentas da máquina de escrever. Recheado de casos, histórias e depoimentos de mitos da comunicação e lendas dos gramados, Os donos do espetáculo faz uma interessante ponte entre o atual estado do nosso futebol e o modo como ele se firmou na identidade nacional.

O leitor, ao se deparar com o panorama histórico pintado pelo livro, consegue entender facilmente vários aspectos do nosso futebol atual e da imprensa que o cobre. Impossível não se lembrar da triste máfia do apito de 2005 ao se deparar com a história do prêmio Esso ganho pelos jornalistas que desvendaram o esquema de corrupção na arbitragem, em 1968. Como impossível é não se divertir com a clara relação construída entre os depoimentos de jornalistas defensores do “jabá”, na década de 1970, e a postura do “vende-se de tudo” de nossos comentaristas esportivos contemporâneos. É como se um filme fosse repetido, e os alicerces da estrutura do futebol atual fossem sistematicamente revelados.

O que se vê no transcorrer do livro é um verdadeiro desfile de craques da bola, da pena e do microfone. Os bastidores de cada grande acontecimento são revelados numa nova perspectiva – dos primeiros jogos de várzea com torcida organizada à contemporânea CPI do futebol, passando pela decepção do maracanazo da Copa de 1950. A imprensa, tão acostumada a direcionar os holofotes na direção dos jogadores, é a protagonista do livro – pois quem está no centro do palco não são os jogadores, mas sim aqueles que, de uma ou outra forma, também são donos do espetáculo chamado futebol.

André Ribeiro é jornalista e, desde 1978, produtor de televisão. Em São Paulo, onde mora, trabalhou nas extintas TV Tupi e TV Manchete, e foi produtor executivo dos programas Vitória, Cartão verde e Grandes momentos do esporte, na TV Cultura. Atualmente, com sua própria empresa, a GRM Texto e Imagem, produz publicações e documentários para cinema e televisão. É autor das conceituadas biografias Diamante eterno − biografia de Leônidas da Silva e Fio de esperança − biografia de Telê Santana, e dos livros Uma ponte para o futuro e A magia da camisa 10 − livro traduzido para cinco países da Europa. Seu livro Diamante eterno foi adaptado recentemente para documentário e exibido na TV Cultura de São Paulo.

Editora Terceiro Nome - Formato 16 x 23 cm, 328 páginas - Preço: R$ 42,00
Informações para a imprensa:
Claudia Piccazio - (11) 3816.0333 / imprensa@terceironome.com.br / http://www.terceironome.com.br/

Nenhum comentário: