terça-feira, 27 de novembro de 2007

Pirataria no ar: Operação da PM fecha rádio ilegal no interior paulista

Jaboticabal – Uma rádio "pirata tradicional" é fechada pela polícia no interior paulista. A rádio permaneceu no ar durante dois anos e já havia sido fechada anteriormente.
Uma rádio pirata foi fechada no bairro Grajaú, em Jaboticabal, durante uma operação da Polícia Militar na manhã desta última quinta-feira (22). Os policiais cumprem mandados de busca e apreensão. Foram apreendidos um transmissor, uma antena e uma mesa de som. Segundo a polícia, a rádio funcionava há mais de dois anos e já havia sido fechada anteriormente. Uma mulher que estava no local e que seria a apresentadora da rádio foi levada para a delegacia.
O problema "rádios piratas" é crônico em Jaboticabal. Desde a década de 90 a cidade é sede de várias emissoras clandestinas, rádios que ocupam e infestam o dial, deixando-o congestionado. Emissoras legalizadas de cidades vizinhas possuem dificuldades para atingir a cidade de Jaboticabal devido o grande número de FMs clandestinas no ar. Todas possuem um elevado número de anunciantes locais.
Sem contar as emissoras piratas, a cidade de Jaboticabal possui um dos dials mais ocupados do interior paulista. É possível captar rádios de várias regiões do estado, com destaque para as emissoras de Ribeirão Preto. O grande número de rádios oficiais no dial não é uma exclusividade de Jaboticabal. Isso acontece devido o excesso de municípios no interior paulista, onde a maioria tem pelo menos uma concessão legalizada operando em FM. As emissoras "piratas" também não são exclusividades de Jaboticabal, sendo uma prática comum e infeliz na região.
Oficialmente Jaboticabal conta com duas FMs legalizadas: a comercial 101 FM 101.7 e a comunitária Gazeta FM 107.9, ambas com áudio na internet.

Por Jason Lee e Daniel Starck / fonte: EPTV

Nenhum comentário: